terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mercado Janeiro 2012

Talvez precipitados pela derrocada do jogo de Barcelos, a SAD acordou e começou a mexer no doloroso. Ou seja, no plantel que vinha já dando provas de estar totalmente reduzido a um grupo de jogadores desmotivados e com a cabeça bem longe daqui.

Algumas soluções foram encontradas, certas opções foram tomadas e outras situações não sofreram evolução. Enumeremos então os traços mais relevantes da janela de Janeiro:

Saídas:


Belluschi:

Não me vai deixar saudades. Já o disse aqui antes que as suas prestações até não são intermitentes como querem fazer crer. Na verdade, ele joga muito bem 1-2 meses por ano e mediocremente resto do tempo. Logo, até é bastante regular no seu fraco desempenho. As suas médias de golos/assistências são muito más para quem joga num grande clube que, quase sempre, vence.

Belluschi vai no limite da idade vendável mas apenas por empréstimo. Não digo que até não possa ser bastante bom no Génova. Pés o rapaz tem e já demonstrou em poucos jogos do que é capaz. Que o seja então em Itália para que algum dinheiro nos venha ter aos cofres.

Obrigado pelo pouco que fizeste.


Guarín:

Ao contrário de Belluschi, Guarin é uma perda no meio campo. 1º porque é um jogador que rende muito mais do que o Argentino com quem competia pela vaga no meio campo. As provas são mais do que óbvias e incontestáveis. Porém, Guarín é um jogador que não tinha a mente de um jogador do FCP. Sempre de cabeça no ar, semblante triste, olhar perdido no... futuro e nos outros grandes clubes onde podia estar.

Desde o fim da época passada que queria, aconselhado pelo seu empresário, rumar a outra liga. Se calhar até tínhamos ganho com a sua venda Porém, ninguém podia prever o descalabro que se avizinhava.

Guarín saí também como empréstimo mas com uma clausula de compra de 13M no fim da época. Rezo aos Deuses para que Guarín mande 2 ou 3 petardos fora de área que faça a família Moratti perder amor a esse dinheiro.

Obrigado Fredy pelos bons momentos. Boa sorte.


Fucile:

Um dos mais antigos do plantel acaba por sair sem glória como moeda de troca chantageado por Brasucas. Falta de respeito para com o jogador.

Contudo, também ele vai bem. Há 2 anos que já não era o Fucile voluntarioso, disponível e alegre. A sua tendência em ser expulso nos grandes jogos era exasperante e, o lance do Zenit, em que quase que propositadamente é mandado para a rua originando a derrota da equipa e a consequente perda de receitas importantes, foi a gota de água. Nunca mais entrou na equipa.

Um empréstimo de 1 ano para o Santos com uma modesta opção de compra. Acho que lhe irá fazer bem e, provavelmente, o Santos ficará com ele. Devíamos tê-lo vendido há uns tempos atrás, depois das competições de selecção que o valorizaram muito. Depois das negas que demos aos interessados, Fucile caiu de rendimento sem parar.

Obrigado Fucile pelo tempo que aqui passaste.


Walter
:

Um bidão de ouro. Sem capacidade para o FCPorto e a maioria das equipas Portuguesas. Lento pesado. Tem de facto cheiro para o golo mas isso não chega. Ficará na memória o que ele disse acerca do Kléber (que não é melhor do que ele, coisa que eu acredito) e os problemas pessoais que usou como desculpa (válida ou não) para o seu constante estado de letargia.

Vai a título de empréstimo para o Cruzeiro. Que lhe saia bem a experiência e que a carreira seja relançada para que possamos recuperar algum dinheiro.

Entradas:


Lucho:

O eterno comandante está de volta tal como prometido. Obrigou o Marselha a deixa-lo vir de borla depois de terem pago 22M pela sua transferência. Era isso ou ficavam com ele mais ano e meio a ganhar 400 mil€ por mês, valor insuportável neste momento para o clube. Lucho recusou muitos clubes e reduziu brutalmente o seu ordenado par cá estar.

Bem vindo de volta COMANDANTE.


Marc Janko:

Um gigante Austríaco suplente no... Twente. Porém, os seus números não enganam e a liga Holandesa não é assim tão diferente do que a Portuguesa. Vem por 3 milhões e com 28 anos na bagagem. Um valor muito decente para uma solução imediata a um grande problema.

Veremos até que ponto nos pode ajudar.


Danilo:

A contratação deste internacional Brasileiro ficará nos anais da história pelo montante obsceno que pagamos e pelas abomináveis concessões que fizemos para o poder ter aqui. Demos jogadores, dinheiro a mais até tempo a mais ao Santos.

Qualidade tem. Quanta? Não sei mas não deve valer 18 milhões. Veremos até que ponto nos pode ajudar mas, de preferência, que seja sem Vitor Pereira ao comando pois esse personagem não teve a vergonha de dizer publicamente que ainda estava a ver onde ele se encaixa...

Resumindo:

Negativo:

Saíram jogadores que estavam perdidos no clube. Muito bem. Mas nenhum foi vendido e temo que, no fim do empréstimo, os vejamos devolvidos mais velhos, empenados e com ainda menos mercado. A conjectura económica não ajuda mas veremos. Pensemos positivo.

Situações de certos jogadores como Cebola, Sapunaru ou Souza deveriam ter sido já resolvidas. Toda a gente sabe que não tem futuro no clube. Cebola tem concorrência que chegue e não faz cá falta. Sapunaru, já que até Maicon joga mais vezes do que ele, que está aqui a fazer? Quanto a Souza, enfim, prendam que o trouxe para cá e despeçam quem deu o aval para a contratação.

Positivo:

Vierem 3 jogadores para titulares. É disso que precisamos e não de apostas em jovens inseguros e sem preparação. Esperemos que haja um abanão na moral da equipa com esta limpeza. De notar que Janko e Lucho, duas opções credíveis com alguns anos de futebol ainda pela frente, vieram por 3M. Isso ainda permite colocar à mostra Belluschi e Guarín. Se correr bem, ganharemos bom dinheiro com eles e não perderemos nada desportivamente.

Finalmente:

Se ganhar os jogos todos até ao fim da época somos campeões. Improvável? Muito!! Impossível? Não.

1 comentário:

  1. Agora quero ver qual a desculpa do Vitor Pereira. quem vão ser os acomodados agora?

    ResponderEliminar