segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Why Belluschi SUCKS!

Por vezes estabelecem-se mitos muito difíceis de serem quebrados. Da mesma forma que certos jogadores são mal amados façam o que fizerem (Cardoso no Benfica, Rolando no Porto etc), existem alguns que tem fama de jogadores quando, na verdade, são efectivos muito limitados.

No Porto encontramos alguns desta última espécie. Fucile, Sapunaru nos dias de hoje, Postiga há uns anos etc. Neste post, porém, irei falar de Belluschi.

Para mim este é um dos jogadores mais sobrevalorizados da equipa. O peso da sua participação é quase sempre inexistente. Muitas vezes, costuma dar nas vistas pela negativa. Dezenas de passes falhados e muitas oportunidades perdidas.

Estamos a entrar numa fase decisiva do mercado de Inverno. Guarín está com as portas de saída escancaradas quando Belluschi parece de corpo e alma no plantel. Alguns dirão que é natural que o clube queira guardar os melhores jogadores. O mercado, porém, diz o contrário. Este diz que jogadores com uma certa idade e com estatísticas tão fracas não tem procura.

Acerca dos seus números, irei compará-lo com Guarín por ser o seu principal concorrente.


Belluschi nos últimos dois anos:

- 93 jogos (todas as competições incluídas)
- 12 Assistências (média de 0,13 por jogo)
- 8 Golos (média de 0,09 golos por jogo)


Guarín nos últimos 2 anos:

- 82 jogos (todas as competições incluídas)
- 11 Assistências (0.13 por jogo)
- 16 golos (0.195 por jogo)

Considerações:

Dos dados estatísticos (fonte: zerozero.pt) podemos retirar que Belluschi, mesmo jogando mais e sendo mais ofensivo do que Guarín (que joga muitas vezes com papel mais defensivo e participou mais vezes como suplente do que titular), tem estatísticas muito inferiores.

Guarín em menos jogos e muitos menos minutos marcou o dobro dos golos (mais do dobro na média de golos por jogo) e tem sensivelmente o mesmo número de assistências.

Belluschi vive da glória acumulada em certos momentos. Um golo contra o benfica em 2010-2011, a participação nos 5-0 e uma boa finta em no pantanal de Coimbra também na época transacta. O resto são colecções de maus jogos. Tem vontade e dedica-se mas, para uma posição decisiva, o seu rendimento é verdadeiramente POBRE.

A SAD parece querer renovar com ele mas porque, na minha opinião, ninguém lhe pega. E, se ninguém lhe pegar, pode acontecer o que aconteceu com Cebola, ou seja, sair em fim de contrato sem qualquer compensação.

Em termos individuais, portanto, e à luz dos FACTOS, ter Guarín em campo em vez de Belluschi é assegurar O DOBRO do rendimento. Essa é que é essa e, por isso é que Bellsuchi SUCKS!

Sem comentários:

Enviar um comentário