domingo, 8 de janeiro de 2012

Modelos de Gestão!

O inevitável, mais que previsível, acabou por acontecer. Benfica na frente e via aberta para o título.


Ainda falta muito dizem alguns. pois eu afirmo que tudo está decidido. E apresento provas!

O benfica é a única equipa deste campeonato. Não porque jogue excepcionalmente bem mas porque, inegavelmente, devido às circunstâncias actuais dos adversários, leva uma vantagem natural e difícil de superar.

Falo acerca da organização e estabilidade que apresenta em relação ao Porto e ao Sporting.


Sporting:


Uma equipa nova, com talento e muita vontade. Com um treinador promissor, ambicioso e de qualidade garantida. Porém, é verde, imatura e ainda está em crescimento. Precisa de se reforçar mais e garantir uma base mais estável. Daqui 2 anos será um candidato caso deixem Domingos trabalhar.

Neste momento, contudo, apenas pode ambicionar evoluir e prometer um bom futuro. Mais do que isso é utopia.


Porto:


Uma equipa que não o é. É um conjunto de jogadores quebrado, sem ligação, sem espírito, sem liderança. Este grupo fracturou-se desde a saída do bastardo e não mais houve mão nele. Não fossem 4 jogadores (Hulk, Moutinho, Fernando e Helton) segurar no barco, já ele se teria afundado.

Mais adiante falarei do que verifico, e dou por garantido, nesta "equipa".

Assim sendo, quando o benfica chega ao 1º lugar, não podemos estar surpreendidos. São os únicos com um grupo definido que foi bem reforçado. Mantiveram o estilo, a filosofia e chegaram, naturalmente, ao lugar que, mais cedo ou mais tarde, alcançariam.


O campeonato está a mercê deles e, como disse no post anterior, num ano de crise social, faz falta ao país ter um benfica campeão. Nos países do 3º mundo, do qual fazemos indubitavelmente parte, 1 ano de sucesso futebolístico compra 1 ano de paz social. Assim, é de prever que, mais dificuldade ou menos dificuldade, haverá sempre um elevador a ajudar o benfica a chegar ao título.

Isso apesar de, como já disse, estarem no 1º lugar com todo o mérito mas, sobretudo, DEMÉRITO dos adversários.

______________________


Tenho agora de me centrar nas razões que nos levaram a cair nesta desgraça. Desgraça que apenas está a começar. São muitas as vozes Portistas que ainda se gabam dos êxitos recém passados (ou da irrelevância classificativa de estar à 53 jogos sem perder) mas, para alguém racional, a situação em que nos encontramos é crítica. Vejamos porquê:

1º - Finanças:


Financeiramente estamos arruinados. Dezenas de negócios custosos, cujos responsáveis seriam expulsos da empresa caso o futebol fosse um negócio como os outros, ajudaram a que o nosso nome tenha andando na lama nos últimos meses (óptimo para podermos atrair novos jogadores).

Os investimentos em jogadores FRAQUÍSSIMOS, que nunca teriam lugar nem nos nossos juniores, foram imensos. Nos últimos 4-5 anos podia fazer uma lista enorme das trutas falhadas que nos saíram. Algumas foram verdadeiras aberrações ao ponto de, antes de cá chegarem, já metade dos adeptos sabiam que nada iriam dar. Bastava mesmo ir aos fórums dos clubes de origem e notar o alívio dos seus adeptos (e uma certa incredulidade), ao verem que os íamos levar connosco a peso de Ouro.


Outros negócios, como os de Alex Sandro e Danilo são absolutamente incompreensíveis e, além do mais, estão envoltos num mistério impenetrável. Ninguém sabe como é que arranjamos a ideia, vontade e recursos para gastar mais de 20M em dois jogadores que nada provaram nas suas carreiras. Se esses falharem, o clube pode ficar enterrado financeiramente durante vários anos.

Mais uma vez, os adeptos autistas irão falar das nossas vendas milionárias mas, o facto permanece. Muitos negócios são apenas trafulhices de empresários e dirigentes do clube. Além do mais, os lucros das vendas (sempre muito inferiores aos números apresentados), tem sempre destino para as contas correntes do clube. Os milhões que gastamos mal gasto daria para muita coisa. Até para um grande avançado.

2º- Planeamento da época:


Três erros infantis com responsabilidade directa para Pinto da Costa. A arrogância que ganhou (e ganhou-a mesmo, em campo, e graças a tantos títulos) fez com que se gabasse em directo e a cores em várias entrevistas que, nem Falcao nem Libras Boas, iriam sair. Um tinha renovado com uma clausula enorme, o outro andava a embalar os meninos com a história da cadeira de sonho.

Ora bem, tanto um como o outro saíram e nenhuma das vagas foram preenchidas. Não foram porque Pinto da Costa adormeceu à sombra da bananeira. No fim, e falhadas as tentativas de remendo ridículas, ainda vem a terreiro falar barato em defesa das suas "soluções", num discurso Jardinista que, pelo menos comigo, não pega.

3º- Autismo e teimosia:


Não ter despachado Vítor Pereira quando ainda era tempo acabou com as hipóteses de sucesso da equipa em todas as frentes. Taça ao ar, campeonato meio perdido, Champions à vida num grupo indigno e, a Liga Europa irá, provavelmente, seguir o mesmo caminho face ao adversário que nos surgiu.

Pior do que ter o pior treinador desde Octávio Machado, só mesmo encarar uma época sem Ponta de Lança. Walter é o jogador de perfil mais inapto ao Porto que vi da minha vida e, Kleber, foi uma aposta falhada em toda a linha. A insistência nele deve-se até à casmurrice e vontade de por o Marítimo e seu presidente na linha. Agora, quem se ri é o Sporting que, em vez de o ter a ele, tem Wolfswinkel.

4º- Fragmentação da equipa:

Uma equipa que está dividida em 4 grupos não pode nunca ter sucesso:

Grupo A de Adeus: Grande número de jogadores tem saída marcada para este interregno. O anormal do treinador até veio referir alguns nomes publicamente (!!!???). Jogadores com esse destino num plantel só podem criar mau ambiente e relaxamento. (Sapunaru, Fucile, Walter, Cebola etc.)


Grupo B de Bons: Alguns são bons. Bons mesmo e são os que seguram o navio. Referi anteriormente Moutinho, Fernando, Hulk, Helton e talvez até Palito. Infelizmente, devido ao nosso estado financeiro lamentável, todos eles tem a saída anunciada no fim do ano. Quer queiram quer não, apesar de darem tudo em campo, o desempenho não é o mesmo quando se sabe que o futuro próximo não passa por ali. Mais ainda quando se viveu grandes momentos e se observa caos e destruição no presente.


Grupo C de Caducos: Esses são aqueles que tem tão pouca qualidade (inata ou, que por qualquer razão, desapareceu) que prejudicam mais o clube quando estão em campo do que quando não fazem nada. Esses jogadores, normalmente estrangeiros e caros, ocupam espaço, gastam água, gás e, sobretudo, são totalmente irrelevantes. (Walter, Souza, Djalma, Belluschi, Varela, Kleber?, Maicon? etc.)


Grupo D de Desculpados: Aqui inserem-se aqueles que ainda tem algo para dar, as promessas e os recém chegados. Exemplos como James, Iturbe, Alez Sandro, Otamendi, Danilo, Defour, Mangala etc. Todos eles deveriam estar a aprender o que é ser Porto e a prepararem-se para substituir as próximas vendas. Infelizmente, a pessoa que puseram a gerir esta situação é Vítor Perira. Isso, junto com a polémica dos pagamentos, faz com que esses jogadores comecem já a pensar em como sair deste buraco.

5º: Filosofia:


A filosofia do Porto dos últimos anos passa por comprar promessas, formá-los e vendê-los a peso de Ouro. Porém, quando o recrutamento falha, e tem falhado (ao contrário do slb que, este ano, põe 4 reforços de caras na equipa), é difícil manter o nível. Na próxima época, se não optarmos por alguns jogadores credenciados que venham dar contributo IMEDIATO e ajudar a integrar os jovens, arriscamos-nos a tornar-nos num Sporting. Ou seja, um clube perdedor que se gaba de ter potencial mas, efectivamente, nada ganhar.

O benfica não teve medo de apostar em Saviola, Aimar, Artur, Garay etc. Jogadores comprovados e capazes de render logo. Só assim puderam superar a calamidade que foi o ano passado. Se não tivessem experiência, e apenas jogadores de mercado, os empresários teriam dado cabo do espírito e concentração dos seus jogadores.

__________________________

Resumindo, um misto de causas consequências que me parecem evidentes e que irá complica muito não só esta época como a próxima.

Com o provável desmantelamento da equipa, o Porto só tem uma oportunidade de se manter na corrida. Ou compra bem e de forma responsável, arranja um treinador, e sana as finanças ou, então, irá passar por uns anos de seca.

Note-se que o benfica irá provavelmente ser campeão 2 anos nos últimos 3. Coisa nunca vista nos últimos 20 anos.

Uma nova gestão do clube exige-se. Correr com os empresários mamões, ser mais rigoroso nas compras, guardar jovens da formação do plantel em vez de trazer estrangeiros para suplentes, prever todas as situações, ser menos arrogante, mais realistas.

Ou seja, SEREM MAIS PORTO.

Sem comentários:

Enviar um comentário