quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Limpeza a fundo... Ou quase!

Terminou o mercado na Europa há já alguns dias. Porém, o mesmo ainda está aberto no Brasil. Desta forma, o FCPorto aproveitou para se livrar de mais um excedente sem lugar na equipa: Souza.


Muitos adeptos tem vindo a falar acerca do perigo que é ter apenas 4 jogadores para 3 posições. Obviamente que, estes comentadores de bancada, nada percebem de futebol e, além de hipócritas (pois ainda há pouco tempo, provavelmente, enchiam a Internet com pedidos de limpeza de balneário), são também bastante limitados no que toca em perceber a realidade do momento.

Acerca do número dos jogadores, é evidente que o Porto não tem 4 médios mas 6. Ou seja, dois para cada posição:

Médios defensivos: Fernando, Defour
Médios Centro: Moutinho, DANILO
Médios Ofensivos: Lucho, JAMES

Quem considera que Danilo é apenas defesa direito é porque não conhece o jogador. Da mesma forma, quem diz que James é extremo, nada percebe deste jogo pois a maioria dos adeptos ficam maravilhados quando ele joga a nº10.


Quem tem uma equipa com Sapunaru, e até Maicon em caso extremo, sentados no banco e/ou, bancada, pode muito bem aproveitar estas soluções em certos jogos. Sapunaru foi titular na época passada e, em termos defensivos, sempre deu algumas garantias. Não será nunca por ele que iremos deixar de ganhar um jogo.


James, o craque nº10 da seleção da Colômbia, apenas joga na ala porque... tem de jogar. O seu ambiente natural é atrás dos avançados pois a sua criatividade, e explosão limitada, não são características de extremo. Portanto, e quem tem Hulk, Varela, Iturbe e cebola, todas elas opções mais do que suficientes para a liga, não tem problema nenhum em colocar James no centro ou até no banco se precisar de descansar.

Mais ainda, parece que alguns não tem noção de que o Porto só tem, provavelmente, mais 18 ou 19 jogos pela frente. É que a liga já vai a meio, a taça já foi e a Liga Europa... bem, o City é das melhores equipas do mundo e neste momento não acho que sejamos capazes de nos bater contra eles. MAS À GUERRA VAMOS!

No fundo, as soluções que temos para os restantes jogos são mais do que suficientes. Para termos uma equipa com o número certo, só faltaria ter mandado Djalma embora e manter Vion no plantel como 3º PL a preparara a inevitável integração futura. Ah! Claro! E limpar a equipa técnica também não seria mal pensado!

Aos adeptos que falam sempre mal de tudo o que a SAD tem feito este ano (e não foi coisa pouca), peço-lhes apenas que se limitem a falar de situações que fazem sentido. Criticar o bom trabalho na dispensa de rebos e inadaptados, é no mínimo, ridículo.

2 comentários:

  1. O Mangala tb pode jogar a trinco. Agora só podemos dar nas orelhas ao djalma e ao vitinho!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente exmº Malhavacas. Mas se Mangala a trinco é uma adaptação que vem dos tempos do Standard, James e Danilo no meio são posições naturais. Daí ser disparatado dizer que só temos 4 médios.

      Aliás, até um junior qualquer seria melhor do que Souza.

      Eliminar