sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Barça e Mercado do FCP

2 temas que tem dado que falar ultimamente e me tem posto a cabeça a andar à roda. Um por bons motivos e o outro pelos piores.

Barcelona:

Há algum tempo atrás, ainda no início da temporada e por ver um Barcelona mais "tremido", achei que iria haver uma mudança no futebol espanhol. Hoje, continuo a achar que o Real pode vir a vencer o campeonato mas, contudo, nunca irá ter o título de melhor equipa da Liga.

Ter 5 pontos de vantagem sobre os catalães, e justíssimos diga-se de passagem, apenas quer dizer que o Real esteve mais concentrado do que os da cidade condal em certos jogos de menor cartaz. Contudo, os confrontos directos que temos visto incessantemente estes últimos meses reforçam a ideia de que em 10 jogos, o Barça ganha 8, empata 1 e perde outro. E em ambos estes casos, com Pinto a guarda redes.

O último jogo acabou com 27% contra 73% de posse bola favorável aos catalães. Um valor monstruoso e inaceitável. Sou um fan de Mourinho e puxo pelo Real mas a verdade é que, como Sérgio Ramos disse, Mou também se engana.


Quando treinou o Inter, José Mourinho teve a oportunidade de gerir uma equipa que, por natureza da sua liga, sabia defender. O Calcio tem no sangue a matreirice e calma necessária para jogar em contenção. Até os adeptos sentem-se como peixe na água neste modelo. O mesmo não acontece com o Real, uma equipa que nunca se verga a ninguém. Mourinho tentou assim repetir a dose vencedora que usara com o Inter mas, de facto, o Real não sabe nem nunca saberá jogar neste modelo.

Mourinho apostou na recuperação da bola e agressividade do meio campo. Em teoria seria uma boa táctica mas a verdade é que, com 6 jogadores que não tem como características de jogo ter a bola nos pés (Diarra, Pepe, Alonso, Benzema, Ronaldo, Higuain), o suicídio estava anunciado.

Em 3 anos apenas vi 2 jogos em que, em certos momentos, o Barça foi dominado. Em ambos os casos as equipas tiveram a intenção de ter a bola e, na verdade, o Barça sem bola não pode marcar golos. o Arsenal para a liga dos campeões poderia ter passado não fosse o árbitro e, este ano, o Valência roubou pontos ao Barcelona. Em ambos os casos as equipas conseguiram em certos momentos trocar a bola e mantê-la em sua posse. Eis uma opção a considerar para Mourinho. Em vez de querer atacar feitos tolos e chutar para a frente incessantemente (Casillas), que se dediquem a ter a bola. O Barça não sabe defender. Com calma e naturalidade, é possível dar a volta ao seu sistema.


Resumindo, quem tem Káka e Ozil, jogadores de técnica individual superior a Xavi e Iniesta, e os deixa no banco (com medo de assumir o jogo), merece definitivamente ser castigado. Até o Real ser Real, Pepe Guardiola continuará a sair vencedor destes jogos.

Aponto ainda o dedo a todos aqueles adeptos que dizem que é aborrecido ver o Barça jogar. Esse é um dos maiores disparates da história. Este Barça é tão forte que simplesmente esmaga toda a gente. O jogo parece aborrecido porque ninguém os consegue igualar. Parece injusto entrar em campo contra este Barça mas a culpa não é deles pois, os catalães, dominam todos os aspectos do jogo e criam oportunidades em catadupa. Gestos técnicos são aos cestos e as movimentações tácticas que observamos são únicas e revolucionárias!

Este Barça é um milagre em tempos de crise futebolística. Aproveitem-no.


No FCPorto:

Por cá continua as novelas do mercado de Janeiro. Além disso os maus jogos sucedem-se.

Não vou voltar a repetir as mesmas críticas a Vítor Pereira pois isso já são clássicos do futebol. Porém, reforço que mesmo que estejamos a "apenas" dois pontos do benfica, os adeptos estão cada vez mais cientes de que a lado nenhum iremos. O jogo que produzimos continua a ser insultuoso considerando o plantel que o outro tem à sua disposição.


A novela Danilo mostrou a confusão reinante no clube. Hipotecamos o nosso futuro por dois defesas brasileiros que não são nada de mais e ainda somos humilhados ao ter de envia de borla um jogador que tinha mercado.

A questão do ponta de lança não existe porque acho que não deverá vir nenhum. Estamos tesos como pintos e a SAD parece pouco interessada em resolver os assuntos pendentes do plantel. Contudo, prefiro que não venha ninguém a vir um Éder que é um jogador totalmente indigno de representar as nossas cores. O dia em que apresentarmos uma frente de ataque composta por Kleber e Éder, será o dia que lutaremos com o Sporting para uma vaga no 3º lugar (na melhor das hipóteses).

Pior do que um ano sem ganhar nada, que se entende de vez em quando, é a total confusão e incapacidade da SAD em resolver os problemas. Com essas palhaçadas perdemos muito dinheiro, tempo e, sobretudo, credibilidade internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário