sábado, 10 de março de 2012

Um problema de atitude Vol. III

Conforme tinha dito no post relativo ao benfica vs Porto:

"Quanto ao Porto, nada está ganho e nada está esquecido. Esta ainda é a equipa que, jogo após jogo, me feriu os olhos com o seu mau futebol. Sei bem que as coisas mudam rapidamente, especialmente no que toca ao mental e moral dos jogadores e, sabendo isso, espero que este tenha sido um ponto de viragem."

Ora, depois de ter assistido ao FCP vs Académica, é fácil concluir que tinha razão em não me esquecer de quem era esse Porto. Esse Porto é exactamente o mesmo do que o que começou o campeonato. Não evoluiu absolutamente nada e é evidente que apenas está na corrida do título porque a incompetência benfiquista o obrigou.

A inimaginável sequência de situações incompreensíveis, que desafiam a lógica comum, que caracterizam esta temporada parece não acabar. Logo a seguir ao melhor jogo da época, em pleno estádio da luz, contra o arqui rival, onde a vitória é obtida com brilhantismo apesar de globalmente prejudicado pelas arbitragens, seria normal ter uma equipa super motivada.

Especialmente jogando em casa depois de uma semana de descanso contra uma equipa mais fraca. A crer que a motivação dos jogadores dependem apenas da quantidade de olheiros de grandes equipas que estão presentes nas bancadas...

Porém, o que se verificou foi, pela 3ª vez consecutiva, uma equipa a dormir no seu próprio campo contra uma equipa de valor imensamente inferior. A letargia, falta de vontade e desinteresse total foram totalmente compatíveis com a figura de Vítor Pereira que, durante os 60 primeiros minutos destes jogos, fica calado de boca aberta à espera que os jogadores lhes salvem a pele. Que saudades do velhinho Jesualdo Ferreira que, mesmo com a sua idade, era bem capaz de mandar dois berros e acordar uma equipa. É o respeito! É a capacidade de Liderança!


Se nos dois jogos anteriores a coisa resolveu-se no fim da partida, desta vez, só por "milagre" (apitarem um penalti a favor do Porto nos últimos tempos é coisa rara, quase paranormal) conseguimos evitar males maiores. De realçar ainda que a arbitragem prejudicou gravemente o Porto num lance de fora de jogo, onde Hulk fintou o GR e ficou com a baliza escancarada à sua frente. Igualmente, pouco antes, um defesa Conimbrigense faz um lance "à Cardoso" que passou em claro. De mencionar também a aberração que foi dar um amarelo a Hulk (fica de fora no próximo jogo) num lance onde, não sendo penalti, muito menos fora uma simulação na área.

Contudo, o que me separa da manada encarnada é que nunca hei de justificar derrotas destas com os árbitros. Apesar de prejudicados, uma equipa que joga como o Porto joga, num momento decisivo e de afirmação, que realiza mais uma abominável exibição até aos 60 minutos e, depois, joga em pânico com fogo no cu até ao fim, NÃO MERECE andar na frente. Isso não é ATITUDE de campeão.


E como um mal nunca vem só, Fernando lesionou-se aparentemente gravemente. Se as coisas não estavam fáceis e a taxa de provável sucesso era já muito baixa (devido à constatação de que o Porto continua, infelizmente, igual a si próprio), muito piores ficam sem o nosso único trinco que tem sido, ao mesmo tempo, o melhor jogador da equipa este ano.

Apesar da apatia de Vitor Pereira e a incompetência total em exigir empenho e motivar a equipa, das suas substituições previsíveis, apesar das lesões de jogadores valiosos como Fernando, Danilo e a ausência de Hulk no próximo jogo, continuamos, só Deus sabe como, em 1º lugar isolado.

Aconteça o que acontecer, para o ano, a equipa terá de ser desmantelada. Fique-se com Mangala, Danilo, Moutinho, Fernando, Helton, James, Iturbe e, o resto, mercado com eles. A química deste grupo está no fim da linha, Deste conjunto já não se retira mais nada. Tudo chega a um fim e, estes, já renderam muito.

Menção especial para a melhor equipa Portuguesa no momento: O SCBraga.


11º vitória consecutiva e um belo futebol, seguro, controlado, vitórias que aparecem naturalmente e sem esforço. Para mim, são os candidatos nº1 à vitória final.

Sem comentários:

Enviar um comentário