segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Novo Porto, Novo Real, Novo Vitória e Novo Sporting?

Os últimos dias tem sido particularmente interessantes no que toca aos 4 clubes acima mencionados.


Comecemos pelo Porto pois é por ele que vejo futebol.

Os dois últimos jogos já mostraram algo acerca do que podemos esperar para o resto da época. Depois de duas partidas com os 3 reforços de Inverno a tempo inteiro, podemos já ter um pequeno pressentimento acerca das melhorias na equipa.


Sim, porque há melhorias claras. Em primeiro lugar, os jogadores do meio campo vão ter mais rotação pois, havendo menos opções, vão poder trabalhar com mais regularidade. Sobretudo, haverá igualmente menos interferências das vacas sagradas que foram, em bom tempo, encaminhadas para outras paragens (espero eu definitivamente). Contudo, fica a sensação de que falta alguém com capacidade de penetração pelo meio. O abuso das alas torna o futebol previsível. Contra o Leiria, foi preciso uma grande jogada de Moutinho, "á Deco", para desbloquear o jogo. Lucho Gonzalez parece mostrar não ter a disponibilidade física para sequer sonhar jogar nas paragens mais próximas da defesa adversária. Moutinho terá esta responsabilidade. Porém, sendo Lucho um dos jogadores mais inteligentes que vi jogar, enche mais o campo do que Belluschi e Guarín juntos.


A defesa deu excelente conta de si desde o terrível desempenho de Barcelos. Mangala e Maicon fizeram jogos brilhantes. VPereira tem agora um problema muito difícil: Ou arrisca na mudança (total ou parcial), ou mantém a dupla de centrais que não tem convencido totalmente. Pessoalmente, eu, deixaria Rolando e Otamendi mais uns jogos. Depois de terem visto os seus competidores jogarem bem, só podem ter ganho motivação e atenção redobrada. Em caso de mais falhanços, entra logo Mangala! Além do mais, agora que não temos uma equipa manca, é um prazer ver que temos dois bons jogadores nas alas defensivas capazes de por em sentido qualquer equipa. Muito bem Danilo, técnica refinada, disponibilidade física e acerto táctico em pouco tempo! Se tivesse cá estado desde o início da época quem sabe onde estaríamos na classificação. Dos reforços é claramente o que nos trouxe maiores mais valias.


Quanto ao ataque, Janko demonstra bem o quão fácil é ser avançado do Porto. Chega à 1 mês, faz dois jogos e marca dois golos. Podia ter marcado 4 ou 5 não fossem as boas defesas dos GR adversários. Quando os factos demonstram esta realidade fico convencido de que Kleber não serve para o Porto. Está aqui há meio ano e nunca tem oportunidades de golo. Janko em 2 jogos teve 6 ou 7 e marcou 2. Para ser-se PL é preciso faro e agressividade. Kleber não tem nada disso nem nunca terá. Tenho de falar ainda do saudoso regresso de Hulk que apareceu em plena forma. Brutal na forma como desequilibrou a defesa Leiriense. James, mais uma vez, demonstrou a sua estrondosa categoria. Começar com ele no banco só se pode justificar de duas formas. 1º: Pela incompetência que todos reconhecemos a VPereira e, 2º, pela eventualidade de lhe tentar dar descanso antes de uma eliminatória decisiva.

Finalmente, apesar de haver melhorias gritantes, duvido muito que o Porto consiga ganhar na luz e relançar a liga. O Benfica está a jogar muito bem e não vou entrar pela mesquinhez que caracteriza os dois lados da barricada no que toca à atribuição de culpas aos homens do apito. O Porto, como se viu contra o Leiria, tem uma enorme dificuldade em jogar pelo meio e é totalmente previsível. A não ser num lance de classe individual, não ganharemos em Lisboa.

Mas fica um apontamento. Se ganharmos, SEREMOS CAMPEÕES. Meto a minha mão a cortar.


O Real Madrid conseguiu ficar a 10 (!!!) pontos da "melhor equipa da história". Em parte isso deve-se à ausência de Xavi e Iniesta. Esses dois são como Super Mario e Luigi. Como Batman e Robin, etc. Com eles a jogar tudo se transforma. São como o Rei Midas! Como a pedra filosofal! Pepe Guardiola, convencido de que a sua cantera é a melhor de sempre e que o seu sistema é imbatível, tem estado a engolir sapo atrás de sapo. A verdade é que não custa nada ter um 11 competitivo. Mais difícil é ter 11 + 5 jogadores de classe no banco. O Real é uma equipa mais completa. Pode perder em confronto directo porque o Barça faz tudo para estar a 100% nestes jogos e, aí, concordo, é impossível (quase) batê-los. Porém, a liga é uma prova de regularidade e, como disse, uma equipa são 25 jogadores e não 11.


Uma nota ainda a Messi. Sem Xavi e Iniesta, os únicos capazes de o por a jogar no último 1/4 do campo, onde ele é provavelmente o melhor de sempre, torna-se apenas num grande jogador. Já o tinha dito aqui antes, Messi não seria capaz de vingar como vinga neste Barça em mais lado nenhum do mundo. Ronaldo seria Ronaldo em qualquer equipa. É certo que tem atributos menos encantadores que o Argentino (mas não menos valiosos) mas, tal como disse Larry Bird acerca de Kobe Bryant e Lebron James: "Um é mais divertido de ver jogar do que o outro e, de facto, até será melhor jogador. Porém, se tens de escolher um para teres na tua equipa e vencer, escolhe Kobe (Ronaldo)".


Quanto aos Vitorianos, lá conseguiram correr com o Milo. Andam todos felizes da vida porque pensam que ele era culpado dos problemas do clube. Eu ainda me lembro, contudo, que foi ele que foi buscar o clube à 2ª e que, no ano seguinte, lhes deu a Liga dos Campeões que um árbitro de ma fé usurpou. Os problemas financeiros do clube devem-se, na verdade, ao facto dos adeptos pressionarem sempre, e cada vez mais, a equipa para ser mais do que ela pode ser. Dentro de uma região moribunda, onde a industria que alimentou os excessos do jogo está acabada há muito, é impossível ter uma equipa competitiva. E por competitiva, os Vitorianos, como pensam serem mais do que os outros, falam em ficar à frente do Braga. Coisa que, hoje em dia, é IMPOSSÍVEL até mesmo ao Sporting.

Quem me conhece sabe que a minha costela Minhota pende mais para o Braga do que para o Vitória. Porém, nunca queria ver o Vitória na 2ª. O que é mau para a região é mau para mim. No entanto, ainda me hei de rir muito quando os ouvir a falar saudosamente de Emílio Macedo. Cuidado que os que vão lá parar, se é que haverá mesmo pessoas com tomates para tal, não tem, de certeza absoluta, soluções milagrosas.


Acerca do Sporting. Bem, por onde começar...

Inicio apontando a estupidez e falta de classe da direcção Sportinguista no que toca à acusação que fez ao Domingos. Supostamente, uma fonte até agora "anónima", indicou que Domingos teria estado em contacto com a direcção do FCPorto. Pois bem, eu pergunto: Desde quando não esteve? Domingos SEMPRE esteve e SEMPRE estará em contacto com o Porto. Mas isso nem sequer é a questão mais ridícula desta situação. Num primeiro ponto tenho de realçar a muito provável falsidade da acusação (deve de visar apenas despedir com justa causa sem terem portanto que pagar o que devem). Num 2º, a hipocrisia que é esta atitude quando todos sabemos que o Sporting fez EXACTAMENTE A MESMA COISA quando Domingos estava, no ano passado, numa fase decisiva da temporada com o Braga.


Finalmente, pergunto-me o que é que o Sporting quer? Sempre disseram que não queriam ser campeões porque tinham de dar tempo à equipa. OK. Mas a realidade vai para além disso. O Sporting, para TODOS OS EFEITOS, não poderia sinceramente apontar a mais do que o 4º posto. Porto e Benfica são absolutamente inalcançáveis às outras equipas. Isso é ponto assente. Mas, mais do que isso, o Braga que tem acabado nos últimos 5 ou mais anos nas mesmas posições que o Sporting, começou a época com estabilidade, um plantel definido e reforçado e uma orientação muito bem trabalhada. Na verdade, acusar Domingos pelos "maus resultados" é acima de tudo faltar ao respeito aos adversários menorizando os méritos que conquistaram.


Para terminar, digo ainda que alguém me tem de provar que os jogadores do Sporting são melhores do que os do Braga. Se guardassem Domingos, para o ano, com uns empréstimos bem negociados e outros ajustes, teriam equipa para almejar o 2º lugar. Agora, com a colocação de um total vegueiro conspirador como o é Sá Pinto (até que ponto não é culpado dos últimos casos dentro do balneário e direcção), para além de incompetente e conflituoso, arriscam-se a perder a pouca unidade do plantel que existia e a acabar fora dos lugares Europeus.

Cuidado que os gigantes também caem e, quando o fazem, tem mais dificuldade em se reerguer que os pequenos.

Sem comentários:

Enviar um comentário