sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Selecções & Clubes! Problema ou solução?

Invariavelmente ouvimos na comunicação social os treinadores a lamentarem o calendário das selecções nacionais que, por norma, vem quebrar o trabalho dos clubes. Porém, poucos falam quando essas "férias" aparecem num momento oportuno.

Como anteriormente disse, não gosto da selecção. As selecções aborrecem-me. Fascina-me mais, MUITO MAIS, a Liga dos Campeões e a evolução dos campeonatos Europeus. Compreendo igualmente a frustração dos clubes ao verem os seus jogadores (porque de facto, são sua propriedade) saírem lesionados, desgastados e traumatizados mentalmente (Carvalho e Bosingwa).

No entanto, por vezes, as selecções aparecem como um escape. O Vítor Pereira que o diga. Se não fosse esse interregno, numa altura em que a equipa está no pior momento da época, à beira de perder o lugar e prestes a abandonar a Champions, já estaria a engrossar as estatísticas do desemprego.

Porém, como VP é um homem de MUITA sorte, lá ganhou um tempinho para poder respirar. E tudo correu de feição para que os Portistas se esquecessem da lamentável época que esse Sr. está a impor ao clube.

Portugal ganhou em grande, Moutinho jogou bem, Hulk foi o melhor em campo, Kleber e Alex Sandro jogaram pelo Brasil. Isso demonstra contudo que a "falta de forma" e "maus momentos" dos jogadores é uma TRETA. Os jogadores estão a 100%. Se VP tem uma "equipa destroçada", que procure o responsável no espelho mais próximo.

Já no passado falei dos pequenos momentos, das pequenas variáveis quase incontroláveis que ajudam a produzir o "clique" revolucionador. Com o Sporting foi o Milagre de Paços de Ferreira. Com Portugal foi o mau tratamento que lhes foi infligido na Bósnia. Talvez com o Porto, as boas exibições internacionais possam ter devolvido confiança e alegria aos jogadores. Nunca se sabe. Se tal acontecer, mais uma vez, VP terá tido sorte pois, se essa equipa engatar, pode muito bem ser a destino sem ter nenhum capitão a seu rumo. Já o fizemos anteriormente.

Finalmente, ao Pai Natal peço apenas que me de uma coisa: Guus Hiddink. O homem rescindiu com a Turquia e está sem clube. Viria mesmo a calhar. Uma voz de experiência incontestável e que impõe respeito e confiança naturalmente.

O problema é que não acredito no Pai Natal. Nem sequer em subsídios de Natal...

3 comentários:

  1. Guus Hiddink um treinador que admiro muito, no entanto até ele falha. O que diriam se fosse o Vitor Pereira a cometer estas proezas. Não qualificar a Turquia,que no ultimo europeu chegou ás meias finais, Antes disso foi eliminado com a Rússia pela fortíssima Eslováquia.

    ResponderEliminar
  2. Um grande LOL aos subsídios de Natal. Ahahah.

    Concordo genericamente com o dito.

    Mas acho que já bons clubes lucraram com as selecções vendendo jogadores depois de campeonatos europeus e mundiais a preços astronómicos.

    ResponderEliminar
  3. Malhavacas, a Turquia não ir ao Europeu, olhando ao seu plantel, é natural. O Hiddink pode não conseguir milagres. Porém, Vítor Pereira consegue, à primeira, destruir uma equipa vencedora, ambiciosa e com potencial de 5 estrelas no FM. Ou seja, é mais difícil falhar com o Porto do que por equipas medianas a jogar bem. Esse milagre que ninguém quer, Vítor Pereira conseguiu.

    João X, é claro que muitos clubes já lucraram com vendas oportunas. Como me disse o Malhavacas o outro dia, "pena o Kleber ter falhado um golo de baliza escancarada no último jogo do Brasil. Com um pouco de sorte o teríamos vendido". No entanto, quando o fazem, já ninguém ouve os clubes ralhar com a selecção. Contudo, nesse post, saliento o favor que as selecções podem ter feito a VP sem que ele se tenha dado conta disso. Veremos nos próximos jogos.

    ResponderEliminar