domingo, 23 de outubro de 2011

Momentos que mudam tudo!

No futebol, para mim, como dizem os grandes, 50% é psicológico, 50% é qualidade dos jogadores e, os restantes 50%, devem-se á SORTE!

Há momentos em que, qualquer um desses factores ajudam a definir uma época e, quem sabe, dinastias.

Ontem, um momento parece-me ter (espero eu) indicado a queda de uma era histórica.



O falhanço de Messi, aos 95 minutos, num penalti um pouco forçado, colocou o Real Madrid na liderança do campeonato ao fim de muitos e longos meses.

O Real de Mourinho já anteriormente, por ocasiões dispersas, tinha dado a sensação de poder romper as amarras do domínio catalão. Porém, invariavelmente, e com brilhantismo, o Barça voltou á carga esmagando o ego e a moral madrilena.

Acho no entanto que desta vez tudo é diferente. Além do Real Madrid estar de facto a jogar como nunca, a equipa tem crescido em muitos aspectos. O maior deles todos é na forma de alguns jogadores, em especial Kaka.

O astro Brasileiro, bola de Ouro e sem dúvida um dos melhores do mundo, tem uma qualidade inigualável na condução de bola em progressão no meio campo. Arriscaria a dizer que, em certos aspectos, é superior a Xavi pois, Kaka, pode decidir sozinho. Xavi, sendo dos melhores de sempre na sua posição, necessita sempre de jogadores de qualidade que consigam dar-lhe seguimento.

__________________


Outro dos momentos que, por certo, irá marcar o futuro do futebol (pelo menos a curto prazo), foi a cabazada que o City foi dar ao seu vizinho "barulhento" , o grande Manchester United:



Ao 3º ano, depois de gastos astronómicos, Mancini, um treinador que, para mim, nem é mau nem é bom, conseguiu criar uma super equipa. Este jogo foi a afirmação final do que se previa desde o início da época.

Apesar do mal estar de Tevez, e das loucuras momentâneas de Balotelli, a equipa mostra ter um equilíbrio e, sobretudo, FOME DE VITÓRIAS.

Apesar de não gostar especialmente do United, e de de não ter opinião sobre o City, é preciso dizer que a emergência de novos poderes como Chelsea e o City não são coisas que me fascinam.

Se por um lado, alguns possam gostar de ver equipas a apertar com os históricos, também outros, nos quais me incluo, não apreciam o facto dessas criações resultarem da loucura de multi milionários que compram jogadores como se estivessem num supermercado.

Além de usar dinheiro invariavelmente sujo para desmantelar o mercado normal, acho que usar esta estratégia para evitar ter o trabalho que muitos clubes tiveram ao longo dos anos para terem o estatuto que hoje tem, é um pouco como se estivessem a fazer batota.

Aos adeptos desses clubes quem ontem não eram nada, ou quase nada, e, hoje, se gabam de ter equipas de topo (ou a caminho disso), apenas lhes digo que nunca terão a grandeza dos verdadeiros GRANDES. Isso porque, os GRANDES, são-no na sua Natureza enquanto que, os clubes comprados, são-no APENAS a nível financeiro. O dia em que o dinheiro sair, é o dia em que o clube morre.

________________

Ainda acerca de momentos que mudam tudo, o meu FCPorto irá ter vários.

Enquanto que esse individuo:


Lá estiver, todos os jogadores, adeptos e staff da equipa estarão com um pé atrás.

Todos os jogos são um momento em que o clube pode sair da penúria que tem sido essa época. Porém, para que tal aconteça, é necessário que o Porto tropece mais uma vez e enterre um pouco mais os seus objectivos.

Coisa que, infelizmente, me parece estar pronto a acontecer.

2 comentários:

  1. Let's hope so! =P Em relação a todos os tópicos, excepto o do Man United, pois nunca gostei dessa ideia de clubes-brinquedo para gajos cheios da papel.

    ResponderEliminar
  2. O Sporting também teve um momento desses, em que tudo muda, e que acaba por transformar uma equipa.

    Coincidência ou não, foi na noite das Feiras Novas.

    ResponderEliminar