terça-feira, 4 de setembro de 2012

E se...?

Seguindo a linha de pensamento do meu último post, continuo a afirmar que é bom (neste caso é mau) saber que há coisas que nunca mudam.

O Porto é um clube terreno. Pinto da Costa não é uma entidade divina e, os jogadores, estão longe de ter carácter de Santos.

Admito que tive de conter a fúria da venda de Hulk  durante 2 dias para não vir escrever asneiras para aqui. Depois de racionalizar mais um pouco, cheguei à seguinte conclusão:

O FCPorto cometeu mais um erro crasso. A venda de Hulk foi boa. Tanto pelo valor pago (60M que renderam 40M ao clube) como pela necessidade de cumprir com o jogador promessas antigas. Hulk sempre foi um excelente profissional e ajudou o clube a valorizar a sua clausula aumentando o retorno financeiro (da mesma forma que Falcao fez o ano passado).

Porém, o que eu não consigo aceitar, é que a SAD venda um jogador depois do fecho do mercado. Em que cabeça isso é concebível? Perder o jogador mais importante da equipa (desde Deco que ninguém era tão influente) num ano de Liga dos Campeões sem arranjar substituto é de uma insanidade inqualificável.

Errar todos erram mas, conforme se viu o ano passado, este distúrbio de gestão é quase que uma repetição da época transacta. De facto, os burros continuam ao leme do navio. Em 2011, quando Libras Boas e Falcao saíram em cima do fecho do mercado, todos pensaram que o clube tinha sido apanhado de surpresa. Situação desculpável se fosse um caso isolado.

A venda de Hulk, na forma como ocorreu, demonstra que o caso Falcao - Libras Boas não foi um percalço mas sim uma tendência para a incompetência...

A não ser que....

A não ser que Iturbe seja realmente bom!

O caso Iturbe é igualmente uma daquelas situações que ninguém entende. Uma destas cenas de ficção irritantes que ninguém percebe. Um jogador rotulado de craque, muito jovem mas imensamente talentoso, nem joga, nem é convocado, nem é emprestado nem sequer é utilizado na equipa B.

O mais intrigante é que, este ano, "Iturbo" fez 2 jogos e marcou dois golões. Após isso, BANCADA, BANCADA E BANCADA.

E, quando os adeptos procuram explicações, deparamo-nos com a cara expressão impotente do ignorante VP. Do lado da SAD, uma pronuncia do Norte.. upss.. Um pronúncio de MORTE... Upss. UM SILÊNCIO DE MORTE!!!!

E se... Iturbe for mesmo bom? E se Iturbe tenha sido poupado este início de época para que Hulk seja vendido tranquilamente, dando esperanças ao do Sul, surgindo de repente em campo ultrapassando até as expectativas mais optimistas?

Então e se isso for verdade?

Então a SAD será a melhor do mundo. Pinto da Costa um Deus vivo e, VP, um treinador em ascensão criado e moldado por Jorge Nuno.

Porém... E se Iturbe for um Flop? Ou, se não for um flop, que seja um jogador com talento mas longe de ser transcendente da forma que Hulk era?

É que, com um louco como VP a decidir o rumo da equipa, valeu-nos Hulk, o ano passado, para conseguirmos ser campeões. Esta época foi tão atípica e estranha que, para mim, a vitória na mesma é um dos maiores feitos na história do desporto mundial.

E se, por causa disso, o Porto fique aquém da expectativas? Aborrecendo os adeptos com futebol do pior que alguma vez se viu como em 2011-2012? E se perdermos a liga porque ficamos com um buraco tão grande no ataque por preencher?

Pois se assim for, vai cão casota e até o dono.

Resume-se tudo a Iturbe porque, sejamos francos, Atsu não passa de um corredor de fundo e, Varela, de um jogador acomodado que já não consegue desiquilibrar. E também, como opção a Martinez, um jogador que não sabemos quem é nem o que vale, temos Kléber. Uma autentica nulidade resultante de uma das maiores palhaçadas de transferências que alguma vez vi em Portugal.

Querem proteger o menino? Pois ao colocá-lo na posição de Hulk, arriscam-se a ter uma forte desilusão. Não o metem? Arriscam-se a ter um talento (supostamente) a sair  em breve sem ter tido a hipótese de se provar na equipa (Djalma, este cepo, jogou mais, muito mais!).

De qualquer das formas, a única hipótese da SAD e Pinto da Costa saírem de cara lavada deste negócio Hulk, é Iturbe corresponder às imensas expectativas. Caso contrário, e se não for campeão, augura-se ventos de mudança profundos no FCP.

É que a linha Pinto da Costa, O MELHOR DIRIGENTE DESPORTIVO DA HISTÓRIA, está a chegar rapidamente ao fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário